terça-feira, 2 de julho de 2013

Brasil campeão: atitude, mudança e convicção na hora certa

Por Luciano Bonfoco Patussi
02 de julho de 2013

No último domingo, a seleção brasileira venceu por 3 a 0 a badalada equipe espanhola. Foi uma partida de encher os olhos do torcedor. A atuação do time do Brasil foi de elevado nível tático e técnico!

Eu tinha convicção absoluta de que o time de Felipão seria bravo e atuaria com "sangue nos olhos". Acompanhei todos os times comandados por Luiz Felipe durante sua carreira e, por este motivo, tinha certeza disso. Porém, o que me surpreendeu foi a organização coletiva e instantânea apresentada pela equipe, apesar de pouco tempo de trabalho conjunto, aliado ao fato de as peças principais da equipe serem relativamente jovens e estarem buscando espaço e crescimento no mundo do futebol.

Há tempos defendia, como é possível ver através de minhas exposições anteriores, a contratação de Luiz Felipe Scolari para ser o técnico da seleção brasileira, visando a montagem de um time competitivo para brigar por algo maior em 2014. Porém, o título da Copa das Confederações obtido já em 2013, com qualidade, surpreendeu-me.

Os nomes primordiais dessa equipe, tecnicamente falando, são os jovens Neymar e Oscar, como já escrito por mim em coluna publicada neste blog em 2012. Neymar é o novo. O diferente. Aquele que pode improvisar e que, jogando na Europa, vai agregar muita qualidade tática. Oscar é o centro. O maestro. É o jogador que dá opção de passe à todos os companheiros, mesmo quando extremamente apertados pela marcação adversária! É o passe certo e milimétrico. É o apoio defensivo inesperado e decisivo!

A seleção brasileira está no caminho certo rumo à 2014. Talvez não seja campeã. Mas tenho certeza absoluta que empregará o máximo de qualidade que estiver ao seu dispor, para brigar por essa conquista.

Digo e afirmo isso desde que defendia a contratação de Luiz Felipe Scolari, em 2012. E olha que não sou empresário do Felipão! Essa é apenas minha opinião e meu entendimento sobre o esporte que apaixona milhões de pessoas pelo Brasil e pelo mundo afora!

Para quem é apaixonado por futebol e procura aprimorar os conhecimentos deste esporte a cada dia, é muito gratificante, mesmo acompanhando "de fora", defender um trabalho com embasamento e coragem, vendo resultados serem obtidos de maneira satisfatória e com convicção!

Parabéns, seleção brasileira! Tetracampeã da Copa das Confederações da FIFA!

Agora, o caminho é mais difícil e árduo! Na Copa do Mundo, a história é diferente! O trabalho, entretanto, está na direção certa. Reafirmo esta convicção!

Saudações esportivas!

Nenhum comentário: