terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Flamengo campeão brasileiro de 2009


Em um temporada iniciada em meio a críticas generalizadas para os times do Rio de Janeiro, parecia que tudo acabaria como nos anos que recentemente passaram: rebaixamentos e falta de títulos. Pois o Vasco da Gama voltou para a série A; o Botafogo se manteve na primeira divisão, mesmo tendo muitos tropeços; o Fluminense encantou seu torcedor ao decidir um torneio continental em meio a um ambiente de muita turbulência, conseguindo ainda sua permanência na série A nacional, apresentando bom futebol; e o Flamengo, por sua vez, sagrou-se campeão brasileiro. Há nove anos um time do Rio de Janeiro não era campeão do principal certame do país. O último clube carioca campeão brasileiro havia sido o Vasco da Gama, em 2000. O final de ano é de festa para o futebol da Cidade Maravilhosa.

Por Luciano Bonfoco Patussi
08 de Dezembro de 2009

O futebol do Rio de Janeiro atravessa um momento de ascensão. No final de 2009, o Vasco da Gama venceu o campeonato brasileiro da série B, agindo da forma como um grande clube deve fazer ao cair de divisão: com união, esforço e competência. Já a superação e a gana do time do Fluminense nos últimos jogos do ano foi comovente. Um grupo que iniciou a temporada sendo taxado por muitos analistas como um time favorito a alcançar títulos, mas que atravessou grave crise interna durante a temporada, tinha tudo para descer de divisão. Mas superou tudo isso. Com a qualidade de alguns de seus principais jogadores, aliado ao esforço do grupo e o apoio irrestrito do seu torcedor, o Tricolor das Laranjeiras terminou o ano jogando o melhor futebol do Brasil ao lado do Flamengo, isso na modesta opinião do colunista que aqui vos escreve. Foi ainda vice-campeão da Copa Sul-Americana. Assim como o Flu, o Botafogo também conseguiu salvar seu ano, permanecendo na primeira divisão do futebol nacional. Vale registrar também a vitória do glorioso e histórico América, que ao vencer o campeonato da segunda divisão do Rio de Janeiro dias atrás – com a presença do baixinho Romário em campo nos minutos finais da decisão do torneio, garantiu acesso para voltar a jogar na divisão principal do futebol fluminense em 2010. Lugar de onde jamais deveria ter saído, diga-se de passagem, devido a toda sua tradição.

Na ponta de cima da tabela do campeonato brasileiro, com muita raça, empenho e qualidade técnica, tudo isso aliado a um esquema tático bem definido pelo técnico Andrade, o grupo de jogadores do Flamengo mirou um único objetivo, o alcançando e fazendo a alegria de milhões de brasileiros. Após a vitória de virada sobre o Grêmio, por dois gols contra apenas um do time gaúcho, o Flamengo terminou o campeonato com um número maior de pontos, em comparação aos seus concorrentes. Assim, alcançou mais um título de campeão brasileiro na história. O Rubro-Negro da Gávea é, agora, pentacampeão brasileiro, isso se for considerada a contagem oficial, validada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Porém, o time ainda tem em seu histórico a conquista da Copa União de 1987, vencida e homologada pelo povo como um verdadeiro campeonato brasileiro na época. Assim sendo, deixando de lado discussões sobre a validação da Copa União de forma oficial, e ainda independentemente de o Flamengo ser penta ou hexacampeão, o fato é que a Nação Rubro Negra, após 17 anos de longa e sofrida espera, voltou a ver o time do seu coração ocupar o posto de melhor time do campeonato nacional.

Está de parabéns toda a torcida do Flamengo, bem como a sua diretoria, funcionários, comissão técnica e atletas. Flamengo, campeão brasileiro de 2009! Justo e merecido!

Nenhum comentário: