sábado, 5 de dezembro de 2009

Copa do Mundo 2010: definidos os grupos


A disputa do primeiro mundial de seleções em solo africano promete emoção total, tanto pelas equipes que estarão presentes no torneio, quanto pelo país onde se dará a disputa. Desde 2002, quando foi jogada no Japão e na Coréia do Sul, a Copa do Mundo vai deixando de ser privilégio de europeus e de americanos, passando a ser disputada pelo mundo afora, em todos os continentes. Em 2010, a África do Sul será palco da maior festa do futebol mundial.


Por Luciano Bonfoco Patussi
05 de Dezembro de 2009

Ficaram definidos ontem, em sorteio realizado na África do Sul, os grupos e os primeiros jogos da fase classificatória da Copa do Mundo de 2010. A presença de todas as seleções que já foram campeãs do mundo, com certeza, dará um charme extra à competição. Além delas, a Copa terá a presença de equipes consolidadas e que tem no atual momento - final de 2009 - apresentado bom futebol, tais como Espanha, Holanda, Dinamarca, Chile, Suíça, Paraguai e outras mais. Os grupos ficaram definidos assim:

GRUPO A - África do Sul, França, Uruguai e México.
GRUPO B - Argentina, Grécia, Nigéria e Coréia do Sul.
GRUPO C - Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia.
GRUPO D - Alemanha, Sérvia, Gana e Austrália.
GRUPO E - Holanda, Dinamarca, Camarões e Japão.
GRUPO F - Itália, Eslováquia, Paraguai e Nova Zelândia.
GRUPO G - Brasil, Portugal, Costa do Marfim e Coréia do Norte.
GRUPO H - Espanha, Suíça, Chile e Honduras.

Sabemos que, meses antes do início de uma competição do nível de exigência que uma Copa do Mundo impõe à cada participante, é praticamente impossível definir uma equipe favorita ao título. Na isenta opinião do colunista que vos escreve, vejo atualmente o Brasil e a Espanha com o futebol mais compacto do planeta. Mas isso não quer dizer que sejam as únicas equipes favoritas à conquista, até mesmo porque vejo o favoritismo da Espanha com uma certa restrição. Sempre que chegou perto de fases decisivas de um torneio mundial, a Espanha apresentou problemas para superar seus adversários. Os motivos podem ser diversos, mas não cabe a análise disso neste momento. Até mesmo porque, desta vez, a Espanha chega ao mundial como um dos times favoritos e, ainda por cima, ostentando o título de campeã européia de seleções - conquista obtida em 2008.

OPINIÃO MOMENTÂNEA

Grupo A - Vejo que o selecionado sul-africano se envolveu em uma "enrascada". Carlos Alberto Parreira comandará a equipe que sonhava ser uma das favoritas de seu grupo, mas passa a ser uma das possíveis zebras. Para a África do Sul, passar de fase será uma tremenda conquista. França, México e Uruguai estão em um momento parecido, assim como a própria África do Sul, que é anfitriã. Todas vivem momento de incertezas. Classifico esta chave como o "grupo da morte" do mundial.

Grupo B - Todas as equipes do grupo B também chegam em um momento parecido ao mundial. Todas as seleções desta chave estão devendo futebol aos seus torcedores. Neste caso, acredito que a Argentina leva vantagem, pois terá tempo e qualidade individual suficiente para montar um time capaz de superar as suas dificuldades e lutar por algo maior. Grécia e Nigéria devem lutar pela segunda vaga deste grupo. A Coréia do Sul corre por fora, mas é bom ninguém descuidar.

Grupo C - A Inglaterra de Fábio Capello é, inicialmente, a favorita deste grupo. Estados Unidos e Eslovênia devem lutar pela outra vaga, com a Argélia correndo por fora e tentando surpreender - o que acho muito difícil.

Grupo D - A Alemanha, quando chega ao mundial em situação difícil, sempre pode surpreender. Quando chega invicta das eliminatórias e ainda ostentando o vice-campeonato europeu, pode surpreender mais ainda. É um dos times que deverão lutar pelo título na África do Sul. No mesmo grupo, a Sérvia tem um certo favoritismo, que pode ser apenas "atrapalhado" pela seleção de Gana.
Grupo E - Este grupo tem Holanda e Dinamarca como as principais e favoritas equipes. Mas Camarões e Japão podem, sim, surpreender. É outro grupo que tende a ser equilibrado.

Grupo F - É outra chave que promete bons e equilibrados duelos. A Nova Zelândia deve apenas cumprir tabela. Entretando a Itália, atual campeã mundial, não vive um momento muito bom - devido às derrotas na Eurocopa e na Copa das Confederações. Houve troca no comando técnico e, mesmo com boa campanha nas eliminatórias, deverá enfrentar algumas dificuldades nos confrontos contra as boas seleções do Paraguai e da Eslováquia. Porém, a Itália é sempre a Itália, assim como a Alemanha e a própria Argentina: o decorrer da competição poderá torná-las favoritas naturalmente.

Grupo G - A seleção brasileira sob comando de Dunga venceu praticamente todos os confrontos contra grandes times. E se complicou em alguns jogos contra adversários teoricamente mais fáceis. Nessa linha de raciocínio, enfrentar na primeira fase do mundial a Costa do Marfim e a seleção portuguesa poderá ser um bom sinal. O grupo do selecionado canarinho parece estar fechado e uma primeira colocação neste grupo pode colocar a equipe brasileira nos trilhos de uma grande e histórica jornada. Apostaria, nesse momento, na boa equipe da Costa do Marfim, que deverá lutar contra Portugal - que vive momento conturbado - pela vaga na outra fase. A Coréia do Norte deve apenas figurar no mundial. É, ao meu ver, juntamente com a Nova Zelândia e Honduras, uma das favoritas a ficar em 32° lugar (lanterna) na Copa do Mundo.

Grupo H - A Espanha é favorita. Já a Suíça é uma de minhas candidatas a ser uma agradável surpresa do mundial, assim como o Chile. A disputa será equilibrada. E além delas, Honduras chega ao mundial sob um momento conturbado na política de seu país, mas deverá apenas lutar como nunca, e perder como sempre.

É lógico que uma análise, feita meses antes do início de uma competição, é muito superficial, visto que o momento e o clima do mundial podem vir a transformar totalmente, ou parcialmente, este quadro inicial de "favoritos, zebras e surpresas". Mas fica a análise exposta para debate, críticas e sugestões. Os apaixonados por futebol terão um grande campeonato mundial pela frente! Uma grande saudação esportiva à todos os leitores!

Nenhum comentário: