quarta-feira, 14 de maio de 2014

Camisas reversíveis: inovação em marketing

Por Luciano Bonfoco Patussi
14 de maio de 2014

Responsável por estudar, elaborar e realizar ações de valorização da marca, com o consequente crescimento do faturamento institucional, a área de marketing das empresas possui relevante importância para o posicionamento estratégico da entidade, necessitando atuar diretamente interligada à todos os setores da mesma: financeiro, administrativo, suprimentos, comercial e, principalmente, diretoria.

No futebol, isso não é diferente. Mudam conceitos, particularidades existem, mas o marketing dentro de agremiações esportivas possui papel fundamental, na mesma proporção da relevância assumida pelo departamento em empresas dos mais variados ramos de atuação. Adeptos de futebol percebem, principalmente nas últimas duas décadas, a crescente valorização e a devida evolução da exploração do marketing em clubes desportivos.

Há poucos dias, o Esporte Clube Juventude (Caxias do Sul/RS) e o Grêmio Esportivo Brasil (Pelotas/RS), inovaram em ações de marketing que, em minha visão, possuem forte tendência a virar "mania" no cenário futebolístico nacional, por diversos fatores. Ambos os clubes lançaram camisas de futebol reversíveis, incentivados pela parceira Dresch Sport, fornecedora de material esportivo localizada no município de São Leopoldo/RS.

Entenda o caso, que merece estudo do departamento de marketing de outras agremiações do futebol brasileiro, visando a devida aplicação:

Na Europa, ações desta magnitude já ocorreram, tais como a camisa lançada pela Umbro para o Manchester United, na temporada 2001/2002; ou ainda o uniforme criado pela Adidas, para o Olympique de Marseille, na temporada 2012/2013.

Foto: website www.manutdbr.com

Aproveitando o fator Copa do Mundo 2014, o Esporte Clube Juventude lançou camisa comemorativa, homenageando a seleção brasileira. Mas, diferentemente de outros clubes do Brasil, que já criaram sua camisa amarela, o uniforme do Juventude é reversível. Ou seja, de um lado, as cores são do próprio clube. Do lado oposto, a camisa lembra a seleção brasileira. Também está à venda uma versão que possui, no seu lado reverso, o fardamento azul da seleção italiana, resgatando a origem de relevante parcela dos colonizadores da região serrana gaúcha. A tendência dos lançamentos é ter absoluto sucesso nas vendas!

Foto: website E. C. Juventude | www.juventude.com.br

Já o Brasil de Pelotas, batizado com o mesmo nome do país do futebol, talvez tivesse questionada ação idêntica, visto que seu maior rival, o Esporte Clube Pelotas, possui camisa amarela e calção azul, sendo inclusive o inspirador do uniforme oficial da seleção brasileira. Portanto, a camisa reversível do Brasil de Pelotas faz outra homenagem, com uma história ligada à Copa do Mundo de 1950, e que vai de encontro ao algoz da seleção brasileira naquele ano:

Foto: website jornal Zero Hora | www.zh.clicrbs.com.br

Pouco antes da Copa do Mundo de 1950, o Brasil de Pelotas disputou amistoso contra a seleção uruguaia, que dias depois ganharia o mundial em pleno Maracanã. No estádio Centenário, em Montevidéu, o time brasileiro venceu o Uruguai por 2 a 1. Sua camisa, reversível, possui de um lado a réplica do uniforme utilizado pelo clube no enfrentamento do dia 19 de março de 1950. Do lado oposto, as cores uruguaias estão estampadas, lembrando o referido e histórico amistoso, podendo ainda remeter à Cláudio Milar, saudoso atacante uruguaio, que é ídolo do clube, tendo atuado em 207 jogos e marcado 111 gols com a camisa do Grêmio Esportivo Brasil.

Esta criativa ação da Dresch Sport, juntamente com o G. E. Brasil e com o E. C. Juventude, é inovadora no país e valoriza as agremiações e suas respectivas comunidades, aproveitando um evento esportivo de caráter mundial, para alavancar o faturamento do clube perante às vendas destinadas ao seu torcedor. Tenho convicção de que, ações como essa, que merecem congratulações, serão estudadas e implementadas, em breve, pelo departamento de marketing de diversos clubes do futebol brasileiro.

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