segunda-feira, 2 de julho de 2012

"Fúria" tricampeã: Espanha manda no futebol europeu


Por Luciano Bonfoco Patussi
02 de julho de 2012

O domingo tinha tudo para ser uma tarde de bom futebol, de ambos os lados. De vermelho, a Espanha, atual campeã da Europa e ostentando o título de campeã mundial. Um time com estilo de jogo muito bem definido ao longo dos últimos anos: uma equipe que ostenta a posse de bola de forma majestosa, cansando seus adversários e, com qualidade, detonando seus rivais no instante certo. Sem dó. É uma forma de jogar que tem sido vitoriosa e que ninguém tem conseguido derrotar. Admirem, ou não.

De outro lado, de azul, a Itália. Uma seleção que pode ser traduzida em uma única palavra: tradição. Mas poderia ser também paixão. Emoção. Campeão. Não o foi dessa vez, mas chegou novamente até o instante da derradeira decisão, contrariando muitos prognósticos. Se é um fato que jamais podemos considerar a Itália uma "zebra", também sabemos que haviam pelo menos três equipes mais "bem faladas" do que ela, atualmente. Pois a "Azzurra" cresceu na competição, fez uma boa partida contra a Inglaterra nas quartas de final, onde venceu apenas nos pênaltis, disputou uma memorável jornada contra a Alemanha nas semifinais, despachando seu tradicional rival, e se deparou com a Espanha na grande final.

Por mais que a Itália tivesse chance de vencer, e eu era um dos que acreditavam que isso era possível, todos sabemos do potencial atual do time espanhol, equipe que com qualidade toca a bola, não deixando seu adversário lhe dominar, com passes exatos e movimentações perfeitas, se tornando letal quando postada à frente, agredindo seus rivais de forma cirúrgica e precisa, os deixando sem qualquer reação.

E assim foi a final da Euro 2012: uma brava Itália encarou o time espanhol, mas não conseguiu fazer frente. A Espanha abriu logo dois a zero no primeiro tempo, sendo essa vantagem excelente a favor dos espanhóis, que iniciariam a segunda etapa de forma mais tranquila. Mal teve início o segundo tempo e o time italiano, que já havia feito as três substituições permitidas, perdeu Tiago Motta, que recém havia entrado na equipe. Lesionado, o brasileiro naturalizado italiano teve que sair do gramado. Foi um grande azar, que dizimou qualquer chance mínima que a Itália teria de diminuir o placar e tentar empatar a partida.

A partir disso, "La Roja" tocou. Passou. Passeou. Fez três. Quatro gols. E poderia ter feito mais. Fez isso acontecer contra dez bravos adversários italianos. Mas já havia feito contra onze, no primeiro tempo. E poderia ter feito contra doze, por mais que duvidem. A qualidade que o time da Espanha mostra é decorrente de um estilo de jogo que, para os ibéricos, deu certo. Estilo que os tornou vencedores e multicampeões. Antes, muitos falavam que a Espanha "amarelava". Agora, gostem ou não de seu estilo, é preciso reconhecer: a Espanha se tornou, com tática, disciplina, continuidade e muita qualidade técnica, uma máquina de erguer taças.

Espanha, tricampeã da Eurocopa: 1964, 2008 e 2012.

Mais sobre a grande decisão você pode conferir em: http://pt.uefa.com/uefaeuro/season=2012/matches/round=15175/match=2003351/postmatch/index.html

Nenhum comentário: