sábado, 14 de julho de 2012

Defesa que ninguém passa: Palmeiras, campeão da Copa do Brasil 2012




Por Luciano Bonfoco Patussi
15 de julho de 2012

Do túnel que possibilita acesso ao gramado, a esquadra alviverde surgiu. A entrada em campo foi imponente. Mesmo visitante, era possível sentir um pedaço do Palestra Itália presente. O “inferno verde” promovido pela torcida do Coritiba foi um dos mais belos espetáculos do torcedor brasileiro nos últimos dois ou três anos. A névoa esmeralda que pairava no ar dava o tom do novo campeão que a Copa do Brasil ostentaria dentro de pouco mais de noventa minutos, mesmo que ninguém soubesse se ele seria o bom time da casa, ou o seu bravo e destemido visitante.

Se a derradeira partida não foi de encher os olhos, tecnicamente falando, sobrou força, vontade e disciplina tática para ambos os times. O Palmeiras de 2012 fez história. Um verdadeiro confronto de gerações vinha à mente do torcedor palmeirense a cada bola dividida. Houve recordações desde os tempos do Palestra Itália, passando pela esquadra vitoriosa dos anos de 1960 e, posteriormente, da década de 1970; as dificuldades dos anos 80; a força e o talento dos times que fizeram a torcida comemorar muitos títulos na já passada década de 1990.

O time de 2012 do Palmeiras tinha uma missão: fazer o torcedor alviverde voltar a sorrir devido a uma importante conquista. Não importava a forma como ela seria obtida. Conquistada a Copa do Brasil, agora o que resta saber é se este triunfo esportivo será apenas uma estrela brilhante e isolada em um tempo de dificuldades que prosseguirá; ou se representará um marco para o início de mais uma época gloriosa e de conquistas na história do clube, que é o mais vitorioso do Brasil, em se falando de títulos nacionais.

A missão do time do Palmeiras de 2012 foi cumprida. Mesmo contra muitos prognósticos, o time de “Felipão”, bem organizado coletivamente e de forma invicta, passou por inúmeras dificuldades, sabendo levar de vencida, mostrando que poderia ser campeão, como de fato foi! Após empatar em um gol contra o bem armado time do Coritiba, na noite de 11 de julho de 2012, o Palmeiras deu a volta olímpica na capital paranaense, levando a taça para a sua vistosa sala de troféus.

Devido a esta conquista, em 2013 o “Verdão” voltará a conviver entre os gigantes da América, na luta pela Copa Libertadores, torneio que já venceu em 1999, entre outras boas campanhas realizadas na competição.

Os jogadores, funcionários, dirigentes e a comissão técnica da Sociedade Esportiva Palmeiras estão de parabéns. Gostaria ainda de enviar uma especial saudação para toda a nação “palestrina”. Atrás do gol do Couto Pereira, naquela mágica e inesquecível noite de quarta feira, a torcida voltou a cantar e a vibrar, em forma de alma, desabafo, lágrimas, sorrisos e emoção.

Palmeiras, bicampeão da Copa do Brasil (1998 e 2012).

Nenhum comentário: