domingo, 9 de maio de 2010

Opinião: campeonato brasileiro 2010


É início de mais um campeonato brasileiro. O certame mais equilibrado do futebol mundial começa, em ano de Copa do Mundo, sem que uma equipe seja considerada, sem sombra de dúvidas, única favorita. Isso é um dos fatores que dá maior emoção ao campeonato.

Por Luciano Bonfoco Patussi
08 de Maio de 2010

Este grande número de equipes favoritas ao título, além da certeza de que o cenário inicial da cotação dos times e suas possibilidades irá mudar em boa parte da análise, se deve a vários fatores, e é uma tendência que todo ano isso ocorra com o futebol brasileiro, tais como: haverá novas negociações pelo menos até a metade do ano, o que irá enfraquecer alguns elencos e fortalecer outros; alguns times ainda atuam em competições paralelas, tais como Copa do Brasil e Copa Libertadores da América, o que faz com que, teoricamente, percam um pouco de sua força e foco neste início de campeonato; mais adiante, haverá a Copa Sul-Americana, o que poderá prejudicar alguns times devido a carga de jogos excessiva, mas por outro lado poderá auxiliar animicamente, caso a equipe encaminhe boa seqüência de atuações no torneio sul-americano e isso poderá influir positivamente no andamento da disputa nacional; haverão muitas trocas no comando técnico. Por nossa tradição de toda a culpa por uma fraca campanha cair nas costas do treinador e de sua comissão técnica, alguém duvida que cabeças irão rolar? Estes são apenas alguns fatores que podem mudar o cenário que temos formado, inicialmente, neste campeonato.

Assim sendo, descrevo abaixo, em caráter de opinião inicial, as equipes e seu atual patamar dentro da competição. Gostaria que, caso haja alguma discordância, opinem, deixando suas críticas e análises, visando o debate. Ao final da temporada, veremos quais times confirmaram a expectativa, quais não confirmaram, quais foram as surpresas positivas. Enfim, vamos a breve análise:

Favoritos ao título – Inicialmente, apontaria duas equipes favoritas ao título brasileiro. Pela atualidade vista e analisada em campo, estas equipes não deverão baixar do quinto lugar no campeonato nacional: Santos e Cruzeiro.

Candidatos a vaga na Copa Libertadores da América, com possibilidade de título – Este grupo é grande. Há muitas equipes que, tanto por sua recente tradição, quanto por seus elencos e por suas recentes atuações, irão lutar por vaga na Copa Libertadores e poderão, conforme o decorrer da disputa e a evolução técnica e tática do time, candidatar-se ao título de campeão brasileiro: Flamengo, São Paulo, Corinthians, Atlético Mineiro, Internacional e Grêmio. Destes times, quem se descuidar, deverá se contentar com uma vaga na Copa Sul-Americana, o que também não é nada ruim, se considerarmos que, a partir deste ano, o torneio dará ao seu campeão uma vaga na Copa Libertadores da América.

Deverão brigar por vaga na Copa Sul-Americana – Este grupo de equipes deverá estar jogando para alcançar, pelo menos, uma vaga na Copa Sul-Americana. Logicamente, o decorrer do torneio poderá colocar algum destes times tentando vaga na Copa Libertadores. Mas isso, inicialmente, é um tanto difícil: Botafogo, Fluminense, Vasco da Gama, Palmeiras, Vitória, Avaí, Atlético Goianiense e Grêmio Prudente. As equipes descritas neste grupo, mas que atravessarem algum momento de turbulência, correrão risco de queda para a segunda divisão.

Lutarão contra o rebaixamento – Contra a queda, infelizmente para algumas equipes, o melhor remédio é a qualificação técnica, aliada a alguns outros fatores menores, mas não menos importantes. Algumas equipes deverão provar que vieram ao campeonato para fazer bonito. Porém, escapar do rebaixamento e seguir lutando na primeira divisão nacional já terá sido um bom resultado, devido as atuais dificuldades técnicas que são visíveis: Atlético Paranaense, Goiás, Guarani e Ceará. Todos são times de muita tradição e de torcida forte. Deverão lutar muito contra as dificuldades.

Se você tem uma opinião igual, parecida ou se discorda totalmente do que foi acima exposto, escreva. Fico a inteira disposição para o debate. Uma grande saudação esportiva à todos os leitores e, para todos, o desejo de mais um inesquecível e emocionante campeonato brasileiro de futebol.

Nenhum comentário: