quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Reta decisiva: campeonato brasileiro 2010


Chegamos na reta decisiva do brasileirão 2010. Em até nove rodadas, conheceremos o novo vencedor do campeonato nacional, bem como os demais representantes do futebol brasileiro na Copa Libertadores da América de 2011.

Por Luciano Bonfoco Patussi
14 de outubro de 2010

Olhando para trás, chegamos a uma análise elaborada antes do início do campeonato brasileiro deste ano. Mais detalhes, sobre a análise realizada e divulgada no dia 8 de maio deste ano, podem ser visualizados através do endereço eletrônico abaixo descrito:

PREVISÃO DE ANTES DO INÍCIO DO CAMPEONATO

http://futebolartegarra.blogspot.com/2010/05/opiniao-campeonato-brasileiro-2010.html

Vimos que o equilíbrio realmente marcou o campeonato nacional mais uma vez. Não existem equipes imbatíveis nem mesmo times fracos em demasia, que não mereçam, pelo menos, respeito. Não existe "jogo jogado", como diz o ditado popular.

SITUAÇÃO ATUAL

Após o término da 29ª rodada, faltando nove jornadas para o final da disputa, pintam os principais favoritos a, de fato, manterem-se na corrida pelo título deste ano. A tabela de classificação mostra isso. O momento aponta o Cruzeiro, comandado por Cuca na casamata e por Montillo em campo, como líder do campeonato e franco favorito a seguir firme na disputa pelo título. Mas o Fluminense, logo atrás, comandado por Muricy Ramalho no banco e por Conca no gramado, não quer deixar escapar a chance de retomar o título de campeão brasileiro após 26 anos de espera.

O Corinthians, em pleno ano de seu centenário, parece ter perdido um pouco o rumo nas últimas rodadas, onde perdeu partidas que poderiam deixar a equipe em situação melhor na tabela de classificação. Esse fato, aliado ao pedido de demissão de Adilson Batista e as lesões de jogadores importantes, fazem o time de Parque São Jorge correr por fora, buscando alcançar os líderes e ainda lutar pelo título. Pela pontuação atual e pela situação de classificação antecipada para a Libertadores do ano que vem, Santos e Internacional correm mais por fora, tendo pequenas chances de título.

Repassando a análise realizada antes do início do campeonato, vemos que alguns times confirmaram sua situação inicial, pelo menos até o presente momento. Entretanto, outros decepcionaram não apenas seus torcedores, mas a crônica esportiva de modo geral. Vamos ao breve comparativo:

FAVORITOS AO TÍTULO

Santos e Cruzeiro confirmaram a expectativa criada e seguem firmes na disputa. A análise inicial, que previa ambos os times classificados entre os cinco melhores do campeonato, permanece inalterada. E além deles, o Corinthians confirma a expectativa de que brigaria por vaga na Libertadores e, quem sabe ainda, pelo título nacional.

SURPRESAS POSITIVAS

O Fluminense contratou o competente Muricy Ramalho para comandar o time, reforçou o elenco e não apenas briga por vaga na Libertadores, mas sonha de forma concreta com o título brasileiro.

O Atlético Paranaense aproveitou a janela de transferências da metade do ano e reforçou a equipe com bons jogadores. Trocou o comando técnico de forma acertada e a ousadia recompensou o atual 7º colocado na tabela. De candidato ao rebaixamento, o Atlético tem chances de vaga na Libertadores, o que está mais de acordo com a grandeza do Rubro-Negro paranaense.

O Ceará e o Guarani tiveram uma boa arrancada no campeonato e agora estão mais estabilizados na classificação. O risco de rebaixamento ainda existe, mas a campanha de ambos é boa, em relação à expectativa criada inicialmente.

DECEPÇÕES

Atual campeão brasileiro, o Flamengo ainda corre risco de rebaixamento. Do céu ao inferno entre 2009 e 2010, o time precisa lutar, nessas últimas rodadas, para permanecer sendo um dos únicos três clubes do Brasil – os outros dois são o Cruzeiro e o Internacional – que jamais deixaram de participar de uma edição do campeonato brasileiro da divisão principal. Uma vaga na Copa Sul-Americana é possível, mas improvável neste momento.

O Atlético Mineiro contratou Vanderlei Luxemburgo, fato que por si só já representaria um ponto positivo na formação da equipe. O Galo Mineiro conta com um elenco que possui bons jogadores, tais como Diego Tardelli, Diego Souza, Daniel Carvalho, entre outros. Se isso não serviria para levar o Galo ao título, pelo menos era possível sonhar com uma vaga na Libertadores. Mas o futebol possui variáveis diversas e o desempenho do time degringolou. A realidade mostra que escapar do rebaixamento será praticamente como um título obtido. Mas a esperança de escapar da queda ainda existe. É nela que o torcedor atleticano se agarra com todas as forças.

EMOÇÕES PELA FRENTE

Segue firme a disputa. Em qual time você apostaria neste momento? Qual a situação do seu time do coração? Participe.

Uma grande saudação esportiva à todos os leitores!

Um comentário:

mairacolorada disse...

Eu acho que Fluminense e Cruzeiro são, sim os favoritos, com ênfase para o Cruzeiro, muitos desfalques no Flu, e, algo que notei, depois que o Deco chegou, o meio-campo se desarrumou, e, agora, por fim, ele se lesionou....Flamengo paga o preço de TANDOS DESMANDOS, LAMBANÇAS MESMO.
Atlético Mineiro, paga o preço te apostar numa GRIFE INOPERANTE, o ex-maior treinador que já vi,Luxemburgo.
Botafogo, se encaminhava para uma boa colocação, mas, daí perdeu seu "motor de arranque", o Maicossuel, e degringolou.
Santos, sei lá, suo sangue para vencer o Inter por um a zero, em casa, e, ainda, com uma baita ajuda do próprio Inter...
E, Inter......Tá com a mente em Abú-dá-bi......